Quaraí, na fronteira com o Uruguai, registra 40ºC
O Rio Grande do Sul está entre os locais mais quentes do mundo neste começo de semana, segundo a MetSul Meteorologia. A temperatura máxima oficial foi em Quaraí no domingo, 12, acima dos 40ºC. Nesta segunda-feira, 13, o município do oeste gaúcho novamente vai superar a marca.
O mapa da Universidade do Maine (EUA) mostra a média das máximas de três dias no planeta. As três regiões de maior temperatura são a Austrália, a África subsaariana e uma zona que compreende o Centro e o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Calor muito intenso nesta época do ano na Austrália é bastante comum, afinal o país tem uma grande área desértica. Nas últimas 24 horas, das cinco maiores máximas no mundo em estações oficiais, todas se registraram no território australiano, com pico de 43,2ºC.
Desde o primeiro dia deste mês, as máximas em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, tem sido extremamente altas. Isso depois de um janeiro muito quente que registrou cinco dias em que as máximas oficiais na região bateram na casa de 40ºC. A temperatura em estações oficiais até o momento atingiu 40ºC em dois dias de fevereiro no Rio Grande do Sul. No dia 1º, a máxima de Uruguaiana foi de 40,0ºC. O dia mais quente até agora no mês foi o dia 8 com 40,7ºC em Quaraí, 40,5ºC em São Luiz Gonzaga, 40,2ºC em São Borja e 40,0ºC em Uruguaiana.