Quatro toneladas de cabos foram recuperadas em ação da Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves prendeu na quinta-feira, 5, quatro homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada no furto de cabos subterrâneos. A ação criminosa foi desmantelada no centro da cidade, onde os suspeitos foram flagrados furtando cabos de cobre de uma empresa de telefonia.
Agentes se deslocaram até o local após denúncia e surpreenderam os indivíduos cortando cabos elétricos em plena via pública, além de armazená-los em um caminhão de frete. Ao serem abordados, os homens de 28, 35, 40 e 42 anos, alegaram estar trabalhando para uma empresa terceirizada e apresentaram um documento que supostamente autorizava a remoção da rede elétrica.
Apesar da justificativa apresentada, os agentes desconfiaram da autenticidade do documento, uma vez que as informações contidas nele eram inconsistentes. Diante disso, os policiais entraram em contato com o coordenador da empresa responsável pela manutenção da rede de telefonia, que confirmou a falsificação. A empresa informou que não havia autorização para retirada dos cabos naquele endereço e que os suspeitos não faziam parte de qualquer equipe autorizada para realizar o serviço.
Com as informações esclarecidas, os quatro homens foram detidos e encaminhados para a delegacia. Durante o depoimento, o líder da quadrilha foi identificado como o mandante da ação criminosa. O delegado de plantão lavrou o auto de prisão em flagrante e o homem foi encaminhado ao Presídio Estadual de Bento Gonçalves.
A ação resultou na recuperação de aproximadamente quatro toneladas de cabos de cobre, que, caso comercializados no mercado ilegal, poderiam gerar um lucro substancial para os criminosos. Além de causar prejuízos materiais à empresa de telefonia, o furto de cabos representa também um risco para a segurança pública, já que a retirada clandestina desses materiais pode causar interrupções nos serviços essenciais.