GranFondo New York é considerada a maior maratona mundial de ciclismo amador
Um dos desafios ciclísticos mais populares do mundo chega aos terrenos geograficamente acidentados da Serra Gaúcha. A prova ciclística GranFondo New York (GFNY) ocorre no próximo domingo, 16.
Originário da Itália e difundido mundo afora, o GFNY é considerado a maior maratona mundial de ciclismo amador, com circuito que passa anualmente por diversos países. A etapa nacional passará por seis municípios da Serra. Bento Gonçalves será o ponto de largada e chegada, mas os competidores vão passar por Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.
Bento Gonçalves também receberá a Expo Global Sports – GFNY, de sexta, 14, a domingo, 16, com feira de produtos esportivos, exposição das principais marcas de bicicletas, equipamentos e acessórios para diversas modalidades no Fundaparque.
A CEO Ana Paula Cavalcanti e o diretor técnico, ex-ciclista profissional e medalhista olímpico de ciclismo, Américo Silva participaram do programa Panorama desta segunda-feira, 10, e divulgaram a prova.
Considerado um desafio de resistência pessoal, no qual ciclistas amadores e profissionais competem contra os outros, o relógio e, principalmente, seus próprios limites, a prova é executada como um verdadeiro GranFondo italiano — com largada em massa, tempo de início cronometrado desde a partida, suporte mecânico e médico e estações de alimentação e hidratação distribuídas durante o trajeto. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários.
DOIS TRAJETOS
A partir das 7h do dia 16 de outubro, o Parque de Eventos de Bento Gonçalves assistirá a largada da primeira edição gaúcha do desafio. São duas opções de percurso. O longo tem 146km, computando 3.217 metros acumulados de altimetria. Especialmente desenhado para atletas que amam desafios, o trajeto passará pelas outras cinco cidades da região em estradas desafiadoras, subidas íngremes e descidas técnicas com trechos de paralelepípedos e de terra, com belas paisagens.
Já o meio-percurso tem 83km a serem percorridos com 1.754 metros de altimetria acumulada. Embora mais curto, segue a mesma linha de desafio. Escolhido com critérios técnicos, esse percurso foi traçado para atletas que desejam ter uma experiência dentro de uma competição, com cronometragem de tempo e toda a estrutura oferecida aos competidores do percurso longo.
Mais detalhes no site bento.gfny.com