Encontro para explanação do tema ocorreu na noite desta quarta-feira
O programa Vem Viver: juntos pela proteção da vida, liderado pelo projeto Mão Amiga, reuniu diversas escolas de ensino fundamental e médio e lideranças da região na noite desta quarta-feira, 23, no teatro da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Durante o encontro, a consultora do programa, Karin Krasinski, explanou sobre as metodologias e impactos da iniciativa desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e liderada em Caxias do Sul pelo projeto Mão Amiga do Frei Jaime Bettega. A ação visa mobilizar gestores públicos e a sociedade civil, com o objetivo de reduzir a violência contra crianças e adolescentes, bem como a evasão escolar. Na oportunidade, os participantes também foram recepcionados pela palestra “Perdas, luto, trauma e emergência”, ministrada pela mestre em psicologia e especialista em luto, Ana Reis.
Em entrevista à Spaço FM, Karin explicou que o projeto-piloto está situado nas cidades de Caxias do Sul (RS), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Nova Iguaçu (RJ), e contempla quatro objetivos, sendo a promoção da garantia do direito à vida, redução da violência contra crianças e adolescentes, combate à evasão e ao abandono escolar como estratégia de proteção à vida e o fortalecimento de vínculos na família, na escola e na comunidade.
O programa conta ainda com sete estratégias para aplicação do projeto, integração do poder público estadual e municipal, integração de diferentes atores das esferas pública e privada, definição de locais com maiores índices de violência no município, identificação da escola como local de proteção, integração e fortalecimento de vínculos familiares, identificação de crianças em maior risco e integração da rede de agentes de proteção.
Criado em outubro de 2020, a iniciativa deve ser disponibilizada para mais cidades ainda neste ano, após a conclusão dos estudos que compreendem a educação e letalidade na região da Serra.