Ação foi realizada durante uma fiscalização de rotina do órgão
Durante uma fiscalização rotineira, o Procon de Canela constatou uma irregularidade na comercialização de produtos alimentícios em dois supermercados do município. A ação ocorreu na última quarta-feira, 8, e foi identificado que ambos os estabelecimentos vendiam diversos tipos de produtos com datas de vencimento expiradas, produtos que venceram na semana anterior até produtos vencidos desde 2022.
No total, 417 itens foram retirados de circulação e descartados imediatamente. Os itens variavam entre óleo de cozinha, pães, ovos em conserva, batata palha, salames, queijos, margarina, requeijão, massas refrigeradas, peixes congelados, leites condensados, panetone, biscoitos, cereais infantis e inclusive papinhas para crianças.
A ação resultou na emissão de dois Autos de Constatação, um documento utilizado pelo Procon para registrar, no momento da inspeção, a situação real constatada no local. Em geral, o Auto de Infração é lavrado com base nos fatos e constatações descritas no Auto de Constatação, servindo como embasamento para eventuais penalizações.