Múltiplos fenômenos devem impactar o Estado a partir de sexta-feira, indica previsão da MetSul
A MetSul Meteorologia alerta que dois eventos de chuva intensa e tempestades atingirão partes do Rio Grande do Sul em apenas cinco dias, sob um cenário meteorológico bastante complexo. A condição atmosférica durante a segunda semana de julho no Sul do país será de enorme instabilidade com a atuação de uma frente fria, uma frente quente, centros de baixa pressão, uma massa de ar muito quente, uma massa de ar muito frio, e uma intensa corrente de jato, o que levará a altos acumulados de chuvas e alta probabilidade de tempo severo.
A instabilidade maior vai ocorrer em dois momentos. O primeiro, entre esta sexta, 7, e o começo do sábado, 8. O segundo, entre segunda, 10, e quarta-feira, 12, da próxima semana. Serão duas situações distintas de tempo severo com características diferentes, mas ambas trarão condições de risco de chuva excessiva e temporais no sul do Brasil. Nenhuma delas se assemelha ao cenário dos dias 15 e 16 de junho, que resultou em enormes estragos e mortes, principalmente no litoral norte do Estado.
Embora ofereçam significativos riscos para a população por excesso de chuva e tempestades que, localmente, podem ser severas, estes dois eventos previstos terão baixas pressões. O risco de temporais é válido para os três estados do Sul, especialmente nas chuvas a partir da segunda-feira. O perigo de chuva excessiva com volumes muito altos na soma dos dois episódios é maior para o Rio Grande do Sul, onde os acumulados de precipitação devem ser bastante altos e dentro do que poderia se esperar em um mês de julho sob El Niño.