Determinação foi publicada nesta terça-feira em uma edição extra do Diário Oficial da União
O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de um dia nesta terça-feira, 25, devido à morte do escritor Olavo de Carvalho na noite desta segunda-feira, 24, aos 74 anos, nos Estados Unidos.
A determinação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). “É declarado luto oficial em todo o país, por um dia, contado da data de publicação deste decreto, em sinal de pesar pelo falecimento do professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho”.
Em suas redes sociais o chefe do executivo também prestou sua homenagem ao escritor. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, que foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, afirmou.
Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho era um dos representantes do pensamento conservador no Brasil. Sua crítica era destinada a ideologia comunista, ao meio intelectual brasileiro, aos grupos de esquerda e à chamada Nova Ordem Mundial.
Olavo iniciou sua carreira como jornalista na empresa Folha da Manhã S/A e posteriormente trabalhou na revista Planeta. Foi redator do jornal online Mídia sem Máscara e articulista dos jornais Folha de São Paulo e O Globo, além da da revista Bravo. Ele deixa a esposa Roxane, oito filhos e 18 netos.