Participaram de reunião representantes de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha
Municípios da Serra Gaúcha estão lançando uma força-tarefa conjunta visando reduzir o Bolsa Família na região e colocar beneficiários no mercado de trabalho. “Estamos pegando um nicho muito específico: homens, sem esposas e sem filhos que estão recebendo R$ 600 por mês, que, ou estão fazendo trabalho informal ou não estão trabalhando. O que a gente quer é colocar todas as pessoas no mercado de trabalho”, destaca o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, que lidera a ação.
Uma reunião foi realizada na quinta-feira, 14, em Bento Gonçalves, reunindo Siqueira; o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico; o prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini; e o secretário de Gestão e Governo de Farroupilha, Thiago Galvan. A ideia é que os municípios revisem os cadastros do Bolsa Família. “É a primeira força-tarefa entre municípios que está acontecendo no Brasil inteiro. E se a gente conseguir, como a gente já começou aqui em Bento Gonçalves, se a gente fizer em todos os municípios do Brasil, tenho certeza que a gente vai reduzir custo, vai empregar mais pessoas, fazer a roda econômica girar com mais força e também mostrar o que é o certo”, completa Siqueira.
A ação realizada em Bento consiste em visitar beneficiários homens com idade entre 18 e 40 anos, que não tem esposa nem filhos. Se não estão dentro das regras do programa, será oferecido o encaminhamento para algum emprego. Se não aceitarem ou não forem localizados, será solicitado o bloqueio do benefício. Caso esses indivíduos que recebem R$ 600 já trabalham informalmente ou simplesmente não querem trabalhar, o Bolsa Família é bloqueado pela prefeitura, o que é amparado pelos critérios do governo federal para encerrar o benefício. A próxima fase da ação é buscar mulheres que são solteiras e sem filhos, com idade entre 18 e 40 anos.
Adiló confirma força-tarefa em Caxias do Sul
Após a reunião, o prefeito Adiló informou que a revisão dos cadastros do Bolsa Família também será realizada em Caxias do Sul. A ação será voltada a cadastros unipessoais. “Vamos focar em homens que vivem sozinhos, que não tem esposa, filhos, que trabalham na informalidade ou não trabalham. Pretendemos oferecer a eles capacitação, emprego e ajudar, inclusive, na elaboração de documentos”, explica. Caxias do Sul tem 2.559 cadastros unipessoais – 1.536 homens e 1.023 mulheres.
O presidente da FAS avalia que é uma boa prática adotada e que já na segunda-feira, 18, irá organizar a ação com os servidores. “Conhecemos como Bento Gonçalves está fazendo essa avaliação destes cadastros e voltamos com a tarefa de aplicar essa boa prática em Caxias. Faremos visitas domiciliares a estes cadastros masculinos e, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, vamos oferecer capacitação para o encaminhamento ao mercado de trabalho”, explica Rafael Vieira.
O município de Carlos Barbosa também integrará a força-tarefa de revisão dos cadastros do Bolsa Família.