Decreto foi publicado na manhã desta segunda-feira
Na manhã desta segunda-feira, 21, a prefeitura de Farroupilha retirou a obrigação do uso de máscaras em ambientes fechados. A decisão foi tomada após reunião extraordinária do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus. O decreto foi publicado ainda nesta manhã.
O equipamento permanece obrigatório no Hospital São Carlos, em serviços como postos de saúde, consultórios médicos, laboratórios e casas de repouso, além de farmácias e transportes coletivos. Conforme o decreto, permanece necessário o uso em locais onde há decisão judicial pela obrigatoriedade, como em escolas.
Farroupilha segue outros municípios da Serra Gaúcha, que têm flexibilizado o uso das máscaras antes de o governo estadual tomar a decisão. Nas últimas semanas, cidades da região liberaram o uso do equipamento em ambientes abertos antes do governo do RS, que retirou a obrigatoriedade na terça-feira.
O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), o prefeito de Farroupilha Fabiano Feltrin comentou em entrevista à Spaço FM que há dificuldades nas conversas com o estado. “Sempre há uma queda de braço, é bastante difícil, é estressante para nós prefeitos. Mas com a união de todos e, principalmente, com o pedido das próprias comunidades e da sociedade civil organizada, é que a gente vai vencendo esse momento”, avalia.
Confira abaixo a nota divulgada pela Prefeitura de Farroupilha e acesse o decreto aqui.
Farroupilha libera o uso de máscaras em ambientes fechados
Foi publicado nesta manhã, dia 21, o Decreto Municipal 7.146, que libera o uso de máscaras também em ambientes fechados, tornando-o facultativo. A mudança foi colocada em votação em reunião online com o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, sendo aprovada por unanimidade entre os participantes.
Permanece obrigatório o uso apenas em hospitais, serviços de saúde (incluindo postos de saúde, consultórios médicos, laboratórios, casas de repouso), farmácias e transporte coletivo. Fica obrigatório também o uso de máscara de proteção individual em ambientes fechados nas situações decididas pelo Poder Judiciário e aplicados em âmbito local.
Fica recomendado também, no âmbito do Município de Farroupilha, o uso de equipamento para circulação em pessoas com síndromes gripais, tais como, febre, tosse, espirro e dor de garganta.