Evento ocorreu nesta terça-feira sede da entidade em Garibaldi
Os prefeitos integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Ciscga) se reuniram na manhã desta terça-feira, 29, para deliberarem diversas pautas. Entre elas estava o início de um estudo regional para atender o Marco Regulatório de Saneamento Básico.
O novo Marco do Saneamento Básico no Brasil, sancionado em julho de 2020, tem uma meta ambiciosa garantir que até 2033 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.
Atualmente 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e mais de 100 milhões não contam com serviços de coleta de esgoto.
A ideia de universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor traz uma série de oportunidades para o mercado.
Com o marco do saneamento, as empresas do setor terão uma grande demanda nos próximos anos, tanto de execução de obras para prefeituras quanto de participação em contratos de concessão.
A boa notícia é que agora os municípios ficam obrigados a abrir concorrência para a seleção da proposta mais vantajosa, obrigando as empresas estatais do setor a competir em igualdade de condições com as empresas privadas. Neste sentido, o consórcio regional estuda alternativas que possam competir com a Corsan.
Segundo o presidente do Cisga, o prefeito de Paraí, Oscar Dall Agnol, estas decisões irão possibilitar resultados práticos já no segundo semestre deste ano para dar aos prefeitos caminhos que possam ter melhores serviços com preços justos e segurança jurídica.
Na pauta foram discutidos ainda assuntos relacionados a iluminação pública e resíduos sólidos.