Manuseio de resíduos sólidos pelos municípios também esteve em pauta
Os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), estiveram reunidos na tarde desta terça-feira, 10, em Garibaldi. Conduzida pelo prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, a reunião tratou temas de interesse da entidade, mas em especial, o processo de privatização da Corsan.
A empresa vencedora do leilão da Corsan é a Aegea, que arrematou a companhia em dezembro do ano passado por R$ 4,15 bilhões. Em novembro, haverá uma assembleia para aprovação da proposta que será enviada pela empresa. Com isso, o Cisga prevê trabalhar em bloco, para discutir os pontos de interesse sobre o assunto, também levando em conta o saneamento e o marco regulatório.
No encontro, também foi tratado sobre a parceria com a Caixa Econômica Federal referente ao tratamento dos resíduos sólidos de forma regional. A entidade prevê um planejamento de manuseio destes resíduos levando a excelência dos serviços para toda região, já que a Caixa desempenhou esse papel em diversos estados com total êxito.
A Sulgás esteve pressente no encontro e apresentou aos municípios um planejamento de inclusão em seus respectivos Planos Diretores, a implementação de um sistema de gás com o objetivo de reduzir os consumos em energia.
Para o presidente do Cisga, prefeito Fabiano Feltrin, a reunião teve muita produtividade, já que os assuntos são de extrema relevância. “ Além das compras compartilhadas e demais serviços prestados pelo consórcio, tratamos de assuntos que terão definição e execução, ao qual eram estudados por décadas e nunca tinham solução. Com a questão dos resíduos sólidos vamos acelerar para as melhores soluções para as comunidades da Serra Gaúcha”, concluiu.