Visitas fazem parte da ação Escola Segura
Os representantes do executivo de Caxias do Sul visitaram nesta quinta-feira, 20, algumas escolas do município. A ação que faz parte do projeto Escola Segura, teve o objetivo de prestar solidariedade e acolhimento aos alunos e funcionários das entidades. Desta forma, prefeito, vice e secretários realizaram um gesto pontual de acolhimento que simboliza a preocupação de garantir ensino de qualidade e segurança aos 45 mil estudantes da rede municipal.
Estratégia certeira das Cipaves
Na EMEF Rosário de São Francisco, onde a secretária de Educação, Sandra Negrini, e o secretário de Habitação, Wagner Petrini, recepcionaram os alunos, a iniciativa – tanto de professores quanto dos próprios estudantes – marcou a antecipação de ações preventivas que exercem contribuição fundamental na construção e manutenção de ambiente tranquilo e fértil para o aprendizado de aproximadamente 500 alunos de pré-escola ao 9º ano.
A estratégia desenvolvida por meio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) vem se revelando certeira. Desde a retomada das aulas presenciais, após a pandemia, a instituição de ensino do Loteamento Vila do Rosário confere estímulo, responsabilidade e autonomia à reestruturação e à atuação do Grêmio Estudantil – exatamente de acordo com o plano desenvolvido em conjunto por toda Rede Municipal de Ensino (RME) com a Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Segurança é preocupação constante
Desde 5 de abril, todo o efetivo da Guarda Municipal prioriza o patrulhamento em áreas escolares, a fim de assegurar tranquilidade a pais, professores, funcionários e estudantes. Em duas semanas, esteve nos horários de entrada e saída de 86 escolas e realizou 279 rondas. Nesta quinta-feira, diante da preocupação da comunidade, o efetivo administrativo também foi colocado nas ruas. A ação é coordenada com a da Brigada Militar, evitando sobreposição e ampliando a cobertura.
A segurança nas escolas e imediações será reforçada com o início da operação do cercamento eletrônico com videomonitoramento. Um Centro de Monitoramento Integrado irá reunir, no mesmo espaço, polícia militar, civil e rodoviária, fiscalização de trânsito, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Com isso, além de garantir prevenção e respostas rápidas e integradas, será possível ter mais efetivo nas ruas e instituições de ensino.
