Objetivo é combater a lavagem de dinheiro relacionada ao narcotráfico nacional
Uma megaoperação contra a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas envolvendo duas facções gaúchas e uma paulista foi deflagrada nesta quarta-feira, 22 pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil. Mandados são cumpridos no Rio Grande do Sul e em outros nove estados.
Os alvos da operação são facções responsáveis pela distribuição maciça de cocaína e maconha no Rio Grande do Sul. Em apenas um ano, a movimentação financeira das organizações no esquema resultou em quase R$ 348 milhões. Houve a comprovação de que facções gaúchas enviavam pagamentos de logística e distribuição de lucros à facção paulista.
Mais 500 ordens judiciais estão sendo cumpridas na operação chamada ‘Pegasus’. Há o cumprimento de 21 prisões preventivas e temporárias, bem como 63 mandados de busca e apreensão, em um total de 58 investigados.
O trabalho investigativo apontou a existência de células interligadas em 10 estados. No Rio Grande do Sul, a operação ocorre em Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Alvorada, Eldorado do Sul, Santa Vitória do Palmar e Chuí.