Operação ocorreu em diversas cidades e desmantelou quadrilha
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul deflagrou nesta terça-feira, 10, a segunda fase da Operação Interestadual, que identificou e desmantelou uma organização criminosa responsável por aplicar diversos golpes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A ação resultou em 10 pessoas presas.
A investigação durou cerca de 10 meses e contou com a troca de informações e com o apoio da base operacional da Polícia Rodoviária Federal de Caxias do Sul. Estima-se que os criminosos lucraram cerca de R$ 1,5 milhão com os golpes.
O grupo era especializado em golpes para adquirir caminhões. Os criminosos monitoravam sites de anúncios de veículos e procediam a negociação com as vítimas, simulando depósitos em conta corrente através de envelopes vazios em terminais de autoatendimento.
As vítimas, acreditando no comprovante, realizavam a transferência de seus veículos para os criminosos, que posteriormente levavam à Serra Gaúcha para revenda a terceiros. Com os lucros dos crimes, os suspeitos adquiriam bens em seus nomes e realizavam empréstimos com juros abusivos e prazo curto. Caso as vítimas não pagassem eram cobrados de forma violenta.
Foram cumpridas as prisões preventivas do membro da organização responsável por recrutar novos integrantes e direcionar as ações dos criminosos e também do operador financeiro do grupo, este que além de aplicar golpes, recebia os lucros do crime e realizava manobras financeiras para ocultar o bem ilícito.
Resultados da operação:
8 veículos foram apreendidos;
8 prisões em flagrante;
2 prisões preventivas;
2 armas de fogo apreendidas;
20 contas bancárias bloqueadas;
15 mandados de busca e apreensão cumpridos.
Ao menos 25 estelionatos foram registrados nas cidades de: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Ijuí, Barra do Ribeiro, São Bento do Sul, Butia, Giruá, Santana do Livramento, Sananduva, Guaporé, Santa Maria, Boqueirão do Leão, São Domingos-SC, Rio do Sul-SC, Lages-SC, Benedito Novo-SC, Blumenal-SC, Itajai-SC e Balneário Camburiu-SC.
O inquérito policial será finalizado e remetido em 10 dias, cujas investigações apontaram a participação de 28 suspeitos nos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, extorsão, porte ilegal de arma de fogo e estelionato. Os indivíduos presos estão à disposição do Poder Judiciário.