No Campus Farroupilha, haverá 40 vagas disponíveis
O governo federal lançou nesta sexta-feira, 21, o Programa Partiu IF – Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades. A inciativa tem como foco o acesso de estudantes da rede pública aos cursos de ensino médio ofertados pelo Instituto Federal.
O programa visa oferecer aulas de reforço de Português, Matemática e Ciências da Natureza, além de Atividades Suplementares, para alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade, visando recuperar defasagens da formação inicial e a busca por uma vaga nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio oferecidos pela Rede Federal de Educação.
“Tem muitos alunos das nossas escolas públicas que acabam nem fazendo a prova do processo seletivo. Porque infelizmente a galera acaba achando assim: ‘Ah, não, o IF não é pra mim, sabe. Tem que fazer a prova, é muito difícil, eu não vou conseguir’, e às vezes acaba nem se inscrevendo para esse processo seletivo, que acontece no fim do ano. Então o programa do Partiu IF é justamente para fazer com que esses alunos percebam que, sim, o Instituto Federal é um lugar para eles também”, destaca a coordenadora pedagógica do IFRS Campus Farroupilha, Graciele Soares, em entrevista ao Fim de Expediente da Spaço FM.
Em Farroupilha, haverá uma turma com 40 vagas. O edital de seleção dos estudantes será lançado na próxima semana, com início das inscrições no dia 27, quinta-feira. As atividades serão desenvolvidas de forma presencial e devem ocorrer de abril a novembro. Os dias da semana e horários serão divulgados em breve, mas a estimativa é que o estudante precise se dedicar 10 horas por semana ao programa. Os alunos ainda receberão um auxílio mensal de R$ 200, como incentivo à permanência e ao bom desempenho no programa.
Mais informações através do e-mail [email protected].