Sacerdote que passou por Farroupilha está agora em Nova Pádua
O padre José Mussoi, que passou por Farroupilha e atualmente é pároco de Nova Pádua, divulgou um em um vídeo que circula pela internet, uma conversa com quatro agricultores embaixo de um parreiral, atacando o Partido dos Trabalhadores (PT) e seus eleitores.
Nas imagens, gravadas pelo próprio padre, ele se dirige ao PT com termos como “petezada vagabunda que não trabalha e quer comer de graça nas costas dos outros”, e ainda faz críticas aos jornalistas da Rede Globo.
O caso foi analisado pelo colegiado de consultores da Diocese de Caxias do Sul, resultando em uma advertência com a assinatura do bispo Dom José Gislon, e encaminhada ao padre. Conforme o bispo, a partir dessa advertência o comportamento de Mussoi será monitorado pelo clero, e caso o padre não respeite a advertência, demais medidas serão tomadas.
Dom Gislon ressaltou que a advertência é um instrumento jurídico canônico e que a Diocese dará todos os passos para que ele responda pela conduta e respeite a dignidade do povo de Deus.
O bispo defende que todos os sacerdotes podem ter opção política, mas, acima de tudo, como padre, defende que Mussoi deve respeitar a dignidade das pessoas. Para o bispo, o mais grave é que nas imagens o padre despreza as pessoas pela opção política. “Sinto muito e peço desculpas às pessoas ofendidas pela falta de comportamento cristão do padre Mussoi”, concluiu.