Ação coordenada pela Polícia Civil foi apresentada nesta terça-feira
Uma operação coordenada pela Polícia Civil prendeu na manhã desta terça-feira, 22, 17 pessoas suspeitas de aplicarem o golpe dos nudes, onde foram cumpridos 42 mandados de busca e prisão em 10 cidades do Rio Grande do Sul.
A segunda fase da operação X teve como objetivo combater os crimes de extorsão e associação criminosa, bem como assédio moral. Na oportunidade também foram cumpridas ordens judiciais nos municípios de Esteio, Porto Alegre, Alvorada, Gravataí, Montenegro, São Borja, São Leopoldo e Itaqui. O grupo teria aplicado o golpe inclusive em pessoas que vivem fora do país.
No ato, os criminosos entravam em contato com homens por meio das redes sociais e iniciavam a troca de mensagens se passando por mulheres menores de idade. Após o envio de fotos íntimas, a vítima passava a receber intimidações de pessoas que se diziam pais da jovem ou ainda integrantes da Polícia Civil. Segundo as autoridades, a quadrilha usava nomes e fotos reais de policiais, ameaçando com registro de ocorrência ou expedição de mandado de prisão.
Os envolvidos nos crimes eram então intimidados a pagar uma determinada quantia para evitar a exposição e penalidade sobre o suposto delito. O trabalho que teve início em setembro de 2021 prendeu diversos criminosos vinculados a detentos ou ex-presidiários.