Especialista foi o convidado do Spaço Livre deste sábado
O médico especialista em mastologia, ginecologia obstetrícia e laser ginecológico, Luciano Colombo foi o convidado do programa Spaço Livre deste sábado, 1º de outubro. Durante o painel ele abordou o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, os cuidados e a prevenção, exames de rotina com a saúde da mulher, entre outras orientações.
Conforme o especialista, para cada paciente que é diagnosticada com a doença, outras 10 pacientes são investigadas com lesões suspeitas. Ele explicou a importância da consulta com o mastologista, que também é procurado para atender outras queixas como dor mamária, alteração no autoexame, secreções anormais no mamilo, etc.
Colombo salientou que o câncer de mama é o que tem o maior número de casos diagnosticados e é também a principal causa de mortalidade por câncer na mulher. “No Rio Grande do Sul a gente tem cerca de 70 casos novos para cada 100 mil mulheres. Se fosse comparar com Farroupilha seriam entre 25 e 30 casos novos por ano”, comenta. O médico destacou que apesar de todos os avanços no tratamento, o câncer de mama ainda é uma das principais causa de mortalidade por neoplasia. “De cada 100 mil mulheres a gente tem pelo menos 13 mil óbitos por câncer de mama”, pontua.
Luciano salientou que o rastreamento através de exames preventivos de imagem como a mamografia e ecografia deve ser iniciado a partir dos 40 anos de idade. Antes disso, é preciso ter o acompanhamento da ginecologista anualmente. Mas, para as pacientes com alto risco de desenvolver a doença, ou seja, com histórico familiar ou alteração genética que predisponha o câncer, o rastreamento é individualizado. A indicação é iniciar o rastreio de 10 a 15 anos antes da idade em que a familiar de primeiro grau teve a doença.
O especialista atende em Farroupilha no Shopping Omar Valentini, na Rua Coronel Pena de Moraes, 513, sala 901. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3035-2662.
Ouça o programa na íntegra: