Ela foi a convidada do Spaço Livre deste sábado
O programa Spaço Livre deste sábado, 5, recebeu a coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Caxias do Sul (UCS), professora Carin Weirich Gallon. Durante o programa ela comentou diversos assuntos relacionados a alimentação.
Carin explicou que existem muitos mitos, por exemplo, acerca das dietas da moda. Segundo ela, um estudo apontou que quando se fala em dieta muitas pessoas remetem a dor, sofrimento, fome e restrição, e por isso muitas pessoas não conseguem sustentar porque não vão ter saúde física, mental e social para isso. “As dietas da moda não funcionam. O problema da dieta da moda é que tem que ser um estilo de vida sustentável”, comentou. Conforme a coordenadora, a dieta tem a ver com estilo de vida saudável, e não com dor sofrimento, restrição, fome. Além disso, é preciso ter uma variedade na alimentação e um equilíbrio. “Uma dieta muito restritiva não vai alcançar o que tu precisa. Tudo que foge do equilíbrio vai fazer mal”, salientou.
Ainda, Carin destacou que existem muitos preconceitos e críticas às pessoas obesas quanto a causa. Entre os fatores que contribuem para a obesidade estão questões genéticas, ambientais, inflamatórias, obesogenicos, falta de sono, estresse, questões psicológicas, etc. “É um mundo de coisas que envolve o aumento de peso. Obesidade é uma doença crônica que não tem cura, que a pessoa precisa de ajuda. Não existe dieta milagrosa, não existe superalimento. Se fosse, não teria tanta gente obesa no mundo. Não é falta de força, foco e fé. O contexto e complexidade da obesidade é muito maior do que a gente possa imaginar”, ressaltou.