Levantamento foi realizado pela Secretaria de Recursos Humanos e Logística
O Dia Internacional da Mulher retoma a reflexão em torno da igualdade de gênero. Esse conceito perpassa as relações sociais, familiares, de trabalho e tantos outros ambientes e relacionamentos. Busca a isonomia de direitos e deveres, ao mesmo tempo que aborda comportamentos e atitudes desenvolvendo a consciência coletiva nos diversos aspectos.
Cerca de 70% das pessoas que trabalham na Administração Direta do Município de Caxias do Sul são mulheres. Na Secretaria da Educação (Smed), a maioria dos servidores são do sexo feminino, 86%. Mesmo fazendo um cálculo de servidores sem a Smed, elas seguem em maior número, 53%. Segundo levantamento da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (Smrhl), esses percentuais se mantém equilibrados nos últimos cinco anos.
A atuação no serviço público garante as mesmas oportunidades, visto que o ingresso é por concurso e a remuneração por cargos e funções. A Guarda Municipal Cleonice de Fátima Andrade, servidora municipal desde 2004, afirma que é um dia para celebrar e reconhecer as melhorias conquistadas.
“Como mulher, atuar na segurança pública é um desafio, mas também um direito, pois podemos agir no confronto de segurança pública. Para isso, precisamos ser protagonistas mostrando que não somos um ser tão frágil como muitos pensam. Devemos ser rígidas sem faltar com o respeito. A dedicação nos oportunizou conquistar espaços de destaque e honra”, garante a servidora.