Ella era neta de Jacob Versteg, prisioneiro de índios caingangues durante imigração alemã no Rio Grande do Sul, no século XIX
Morreu nesta segunda-feira, 16, a farroupilhense Ella Versteg Neumann aos 102 anos de idade. Viúva de Emanuel Neumann, Ella nasceu em Desvio Blauth no dia 18 de fevereiro de 1920 e vem de uma família de sete irmãos. Depois de casada, foi morar em Santa Luiza, distrito de Carlos Barbosa. Teve duas filhas: Ivone Neumann Horn e Ehdi Neuman Herpich (viúva de Danilo Herpich). Mesmo morando em Carlos Barbosa, sempre foi ligada à comunidade evangélica de Desvio Blauth.
Ella era neta de Jacob Versteg, prisioneiro dos índios caingangues durante a imigração alemã no Rio Grande do Sul em 1869, na encosta do Morro do Diabo, na localidade de Santo Antônio do Forromeco, no interior de Carlos Barbosa. Ele foi aprisionado junto com sua mãe Valfrida e a irmã Lucila, na qual nunca se teve notícias. Permanecem vivos dois netos de Jacob: Artur Versteg (irmão de Ella), de 87 anos, e Abano Lageman, 85 anos, filho de Ana Versteg Lageman.
O velório de Ella será realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Desvio Blauth. A cerimonia de despedida está marcada para as 10h30 de terça-feira, 17. O sepultamento será na mesma comunidade.