Caso foi encaminhado para a Secretaria de Meio Ambiente
Os moradores que residem próximo ao riacho que passa na comunidade de Linha Alencastro, interior de Farroupilha, chamaram neste sábado, 22, a Spaço FM para relatar a poluição que o riacho vem sofrendo com o descarte irregular de produtos químicos na água.
Segundo os moradores, o descarte é realizado por alguém quando o tempo está para chuva e isso tem causado a morte dos peixes. Eles não sabem quem está fazendo isto, mas receberam informações da Secretaria de Meio Ambiente que as empresas que ficam próximas a esse riacho são licenciadas e fiscalizadas pela Fepam, e que não cabe à secretaria municipal realizar a fiscalização.
A Spaço FM recebeu da secretária de Meio Ambiente a informação e a confirmação que as empresas possuem seu licenciamento ambiental em esfera estadual e que essa denúncia já foi recebida pela secretaria em outros momentos. A informação detalha ainda que a pasta realizou o procedimento de encaminhar a denúncia ao órgão fiscalizador do estado (Fepam), e que somente o estado como responsável pelo licenciamento pode realizar qualquer fiscalização e, se necessário, qualquer sanção administrativa.