Agência colocou cortinas metálicas e fechou a área externa que era utilizada como abrigo noturno
Um morador de rua foi flagrado no início da manhã deste sábado, 15, dormindo no interior da sala de autoatendimento da Caixa Federal, localizada na Rua Vinte de Setembro, esquina com Garibaldi, no Centro de Caxias do Sul. Entretanto, a cena não é desconhecida dos clientes da agência, pelo menos nos últimos três anos. Somente mudou a localização.
Nos invernos de 2019 a 2021, era comum ver durante a noite, em média, 10 moradores de rua pernoitando embaixo da ampla marquise do hall externo que dá acesso ao interior do banco. Situação que chegava a constranger muitos clientes. Isso porque, na maioria das vezes, esses cidadãos costumavam assediar quem entrava ou saia da sala de autoatendimento, pedindo dinheiro.
Para tentar contornar a situação, no fim do inverno de 2021, a direção da Caixa Federal mandou colocar cortinas metálicas nas entradas de acesso à agência, impossibilitando que eles pernoitassem no local. Com isso, ficou apenas o acesso pela porta da sala de autoatendimento, cuja passagem é feita apenas acionando uma botoneira. É dessa forma que os moradores de rua entram no local para dormir.