Eleonora Broilo alerta também para a falta de medicamentos nas farmácias
A médica pediatra Eleonora Broilo, durante entrevista à Spaço FM, confirmou a declaração da superintendente-geral do Hospital São Carlos, de Farroupilha, Janete Toigo, que relatou uma situação que está acontecendo com frequência nos últimos meses na casa de saúde, onde muitas crianças estão nascendo prematuramente com problemas cardíacos e neurológicos.
Conforme a médica, há uma desproporção em relação a anos anteriores de tudo que é tipo de doença que se refere às crianças, principalmente a pneumonia e as doenças respiratórias. Ela fez um alerta quanto a falta de medicamentos nas farmácias e destacou a ausência de antibióticos para combater essas doenças. “Nós temos que muitas vezes lançar mão de antibióticos injetáveis, porque não conseguimos antibiótico via oral”, lamentou.
A médica preferiu não entrar no mérito da questão, porém admitiu que esse aumento no número de prematuros é real na Serra e que ainda não há uma justificativa para isso. “Nós temos sim um aumento no número de nascimentos prematuros e alguns com problemas”, comentou. Ela salientou que ainda não se tem um estudo que ligue essas patologias a algum fato e o porque isso está acontecendo.