Foi a 15ª coroa conquistada pelo Rio Grande do Sul no concurso
Maria Eduarda Brechane, de 19 anos, representante do Rio Grande do Sul, venceu o concurso Miss Brasil 2023, realizado no último sábado, 8, em São Paulo. Maria é do município de Rio Grande, atua como modelo desde os 13 anos e estuda jornalismo. Ela recebeu votos unânimes dos jurados e superou as candidatas de São Paulo e Mato Grosso na grande decisão. Agora, Maria irá representar o Brasil no Miss Universo 2023, em El Salvador.
Apaixonada pelo universo das misses, Maria se descreve como uma pessoa corajosa, já praticou diferentes esportes e atua em diversas áreas: surfa, joga beach tennis, vôlei, handebol e pratica dança. Além disso, é atriz e artista plástica.
Além do trabalho como modelo, Maria Eduarda está envolvida há anos em projetos sociais e pretende continuar trabalhando nessa área como miss. Seu principal objetivo é incentivar a cultura, o esporte e o lazer, pois acredita que essas questões têm um impacto significativo na vida de toda a sociedade.
Essa foi a 15ª vitória gaúcha no Miss Brasil. O Rio Grande do Sul segue como o Estado que mais venceu o concurso com boa vantagem sobre o segundo colocado, Minas Gerais, que já elegeu nove misses. A última conquista gaúcha havia sido em 2020, com Júlia Gama. Ela ficou em segundo lugar no Miss Universo daquele ano, perdendo a disputa para Andrea Meza, do México.
A coroa entregue para Maria no último sábado leva o nome da também gaúcha Iêda Maria Vargas, primeira brasileira a ganhar o Miss Universo, há 60 anos. O acessório tem 3 mil pedras e seis topázios, cada um representando uma década do reinado de Iêda, natural de Porto Alegre.