Associação Mão Amiga passa a ser marca-mãe, e sob seu guarda-chuvas ficam a Rede Mão Amiga, voltada à gestão educacional; e o Projetos Mão Amiga, focado na promoção social
A Associação Mão Amiga chega aos 15 anos com a marca renovada e anúncio de sua Casa de Marcas, fortalecendo ainda mais a entrega no âmbito educacional, área na qual a entidade começou sua trajetória. Impactando na vida de mais de 65,9 mil pessoas desde que iniciou seu trabalho, em 2009, a instituição passa a ter a Associação Mão Amiga como marca-mãe, e outras duas, a Projetos Mão Amiga – Promoção Social; e a Rede Mão Amiga – Gestão Educacional, como braços. Desta forma, os 21 projetos que hoje fazem parte da entidade ficam mais visíveis e organizados por entregas.
A nova roupagem, desenvolvida de forma voluntária pela Macaw Marketing Vivo, foi apresentada no último domingo, 15, em um almoço na Igreja dos Capuchinhos. O evento reuniu mais de 600 pessoas que festejaram o aniversário da Mão Amiga e reconheceram o trabalho direto de 400 funcionários e indireto de outras centenas de voluntários, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Um dos pontos altos da festa foi a distribuição de um bolo de 60 quilos, confeccionado pela doceira Nena Capelletti, do Clube de Mães Rio Branco.
O aniversário também marcou o anúncio de um reforço em um dos trabalhos já desenvolvidos pela entidade. A partir de agora, a educação ganha ainda mais força dentro da Associação com a Rede Mão Amiga – Gestão Educacional, que irá se dedicar à gestão compartilhada de escolas infantis junto à Secretaria Municipal de Educação. A primeira escolinha a ser atendida fica em Fazenda Souza, e uma segunda vai começar em outubro.
“Para nós da Mão Amiga esse momento é de grande alegria, além de termos uma nova logotipia, vibrante e cheia de vida, estamos lançando o Rede Mão Amiga, um braço que fará ainda muito pelas crianças das escolas infantis do município. Esses 15 anos são motivos de muito orgulho”, destacou o fundador e presidente da associação, frei Jaime Bettega.
A logotipia, que mantém o coração e as duas mãos estendidas como principais símbolos, ganhou traços mais suaves, mas mantém o objetivo de demonstrar a essência de todo o trabalho desenvolvido nos 21 projetos que hoje fazem parte da instituição, presente em Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha e Bento Gonçalves.
“Além do estudo e criação da nova roupagem, desenvolvemos uma Casa de Marcas para a Mão Amiga, como o objetivo principal de mostrar a extensão de tudo o que a instituição entrega, carregando mais significado e mostrando o quanto ela está presente nas comunidades”, destacou a diretora de Relacionamento e Planejamento da Macaw, Carla Segalla de Lima.
A Mão Amiga, desde 2009, se volta à gestão de projetos sociais que visam fortalecer as famílias de baixa renda, além de atuar com o acolhimento de crianças e adolescentes, que possuem medida judicial. Os serviços prestados se voltam também a idosos em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, mulheres que sofreram violência doméstica e adultos sem autonomia e/ou responsáveis. Tem ainda, em seu guarda-chuva de projetos, a oferta de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos em atividades que ocorrem no turno inverso da frequência da escola formal.
Hoje, os 400 funcionários diretos atendem a mais de 25.641 usuários/mês. Os repasses de verbas mensais, para manter todos os projetos e serviços, chega a R$ 1.843.830,71 – valores contabilizados mensalmente com prestação de contas à Fundação de Assistência Social (FAS). A entidade também busca incessantemente outros recursos, por meio de centenas de voluntários, junto a empresas e comunidade, organizando eventos e campanhas, pois nem todos os serviços recebem verbas públicas para o custeio deles.