Decisão foi emitida na tarde desta quarta-feira por equipe técnica
O laudo dos engenheiros da Secretaria de Obras de Caxias do Sul, em relação a situação das casas que sofreram fissuras e rachaduras no bairro São Luiz, recomenda a demolição total de três, dos seis sobrados atingidos.
Nos sobrados 4, 5 e 6 é necessário fazer nova vistoria por profissional habilitado para verificar se as estruturas são independentes. Caso não forem independentes, todos deverão ser demolidos.
O documento técnico ainda valida a decisão da Defesa Civil Municipal de imediata interdição e evacuação das casas afetadas e dos imóveis do entorno ainda na madrugada de terça-feira, preservando a vida das famílias.
A legislação determina que a demolição seja feita pelo proprietários, por ser uma área privada. Entretanto, por determinação do prefeito Adiló Didomenico, o município se coloca à disposição para auxiliar as famílias também nesse sentido. “Como os imóveis são financiados pela Caixa Federal, precisamos aguardar a autorização do banco para a execução do serviço. Isso ocorre em virtude dos moradores terem solicitado o seguro dentro do programa habitacional Minha Casa Minha Vida no qual fazem parte”, explica o coordenador da Defesa Civil. O Tenente Armando da Silva informa ainda que os pertences dos moradores só poderão ser retirados dos imóveis durante a demolição, ao avaliar as etapas de condução do processo e a segurança para tal.
A notificação para a instituição financeira foi feita pela Secretaria da Habitação, que aguarda a resposta. Os moradores foram informados sobre o laudo tão logo foi recebido pela Defesa Civil.