Dados foram consultados na última sexta-feira
O Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), ex-Ibope, e o Datafolha, recebram 37,6 milhões em pesquisas eleitorais. A informação consta na base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultada na última sexta-feira, 7.
De acordo com os dados, as três pesquisas mais caras realizadas pelo Ipec, no valor de R$ 347.659 cada, contratadas pela TV Globo, entrevistaram, no total, 9.024 eleitores entre os dias 13 de setembro e 1º de outubro. A média de entrevistados nas pesquisas era de 1.000 eleitores.
Já o Datafolha, que costumava entrevistar entre 1.000 e 6.800 eleitores nas pesquisas anteriores, declarou que recebeu R$ 617.972 para uma pesquisa com 12.800 eleitores, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na véspera do 1º turno das eleições.
Os institutos estão na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pesquisa, que na quinta-feira, 6, conseguiu alcançar o número de assinaturas suficiente para a abertura da investigação.