Primeiro processo, encerrado em fevereiro, não teve interessados
As Secretarias de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, e de Gestão e Governo, informam que o Pregão Eletrônico sobre a concessão para a iniciativa privada do Parque da Imigração Italiana, localizado em Nova Milano, segue aberto para empresas e empreendedores. Interessados devem enviar suas propostas até o dia 7 de abril, quando serão abertos os envelopes. Em fevereiro, o primeiro processo licitatório não apresentou empresas interessadas.
O Parque da Imigração Italiana, no espaço de concessão, conta com uma área de mais de 3.5 mil metros quadrados, com benfeitoria de 182 metros quadrados. “Conta com uma intensa visitação, especialmente aos finais de semana, de muitas famílias da Serra Gaúcha que utilizam o espaço para a prática de atividades físicas, piqueniques e para o lazer das crianças”, afirma a prefeitura de Farroupilha.
De acordo com o secretário de Gestão e Governo, Thiago Galvan, a chamada pública viabiliza as chamadas Parcerias Público Privadas (PPP’s), uma modalidade que abrange os cuidados com o local por parte do concessionário, por um tempo pré-determinado em contrato, mediamente o pagamento de uma quantia ao Poder Público, visando a melhoria, conservação e manutenção das estruturas do parque como limpeza, banheiros, jardinagem e a venda de produtos de alimentação.
O mesmo modelo já é adotado em outros locais da cidade, como explica Galvan. “As parcerias com a iniciativa privada são de grande benefício para todos. Temos este modelo adotado já no Parque Santa Rita, na Praça da Bandeira e na Praça da Emancipação, por exemplo. Ela dá a oportunidade de buscamos empreendedores e investidores que tenham essa visão de negócios para a nossa cidade, além de termos locais que atraiam visitantes tanto de Farroupilha, quanto de outras cidades, fazendo a nossa economia girar e entregando aos turistas um local com opções de lazer e comodidade.”, disse.
No caso do Parque da Imigração Italiana, o tempo de contrato de exploração e manutenção será de 10 anos.