Com saída da Argentina, fenômeno deve chegar no estado pela fronteira oeste
A MetSul Meteorologia alertou para temperaturas de até 50C° durante esta semana no RS. De acordo com informações recolhidas do modelo de sistema de previsão global norte-americano Global Forecast System (GFS), a elevação no clima tem possibilidade de chegar a 47ºC em Porto Alegre e máximas de até 50ºC em algumas cidades do estado.
O GFS é uma ferramenta que monitora a previsão do tempo com dados brutos e não a previsão final, feita por meteorologistas. A entidade explica ainda que o modelo representa um conjunto de projeções feitas por sistemas que processam equações realizadas a partir de satélites e estações da superfície atmosférica.
Conforme especialistas, um dos principais motivos para elevação da temperatura é uma massa de ar seco e quente que deve ganhar força nos próximos dias. Com saída da Argentina, o fenômeno deve chegar no Rio Grande do Sul pela fronteira oeste, atingindo principalmente cidades como Uruguaiana e São Luiz Gonzaga.
Em outras ocasiões, por exemplo, meteorologistas do Brasil e do exterior observaram simulações com cenários fora da realidade, como furacões simultâneos no Atlântico e nevascas nos Estados Unidos, fenômenos que nunca ocorreram. Apesar dos avanços na previsão do tempo, a tecnologia da modelagem numérica ainda pode ser instável.