Evento ocorreu nesta segunda-feira
Mais de 300 pessoas estiveram no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para participar do evento de instalação da Frente Parlamentar Brasil/Itália nesta segunda-feira, 8. Dentre as autoridades, o Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o governador Eduardo Leite, deputados e secretários estaduais prestigiaram o ato.
De acordo com o proponente, o deputado estadual Guilherme Pasin (PP), a Frente visa estreitar laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre as comunidades brasileira e italiana. Além disso, o governador Eduardo Leite assinou um decreto que cria a comissão encarregada de preparar os festejos dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, elaborando um calendário de atividades e eventos a fim de mobilizar a sociedade civil e realizar a interlocução com entes públicos.
“Conquistamos 45 assinaturas de parlamentares que querem construir essa interface das relações ítalo-gaúchas. Estamos propondo essa Frente para reafirmar os laços e os elos culturais, para enaltecer nos mais jovens a manutenção do orgulho da tradição italiana, fazer uma ponte comercial entre os que aqui produzem e o mundo”, salientou Pasin.
O embaixador destacou o alto número de descendentes italianos em território brasileiro. “Tenho que lembrar que no Brasil temos cerca de 32 milhões de ítalos-brasileiros. Então, mais da metade da população da Itália está aqui no Brasil. Foi muito impressionante que quase a totalidade dos parlamentares do Rio Grande do Sul vão compor a Frente. Isso demonstra que as relações dos países não são apenas baseadas em interesses partidários e ideológicos, mas na proximidade natural e histórica entre nossos povos”, frisou Cortese.
Durante o ato, Pasin homenageou o Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa. “Essa medalha é uma honra enorme e de grande responsabilidade, tendo em vista que ainda tenho dois anos de mandato pela frente e os desafios são enormes. Essa homenagem é símbolo de trabalho árduo e dedicação não somente do Consulado Geral da Itália, mas de todos nós”, agradeceu Caruso.