Solenidade contou com autoridades municipais, estaduais e federais neste sábado
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), entregou na manhã deste sábado, 21, a obra da nova ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, importante ligação entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A ponte antiga, com mais de 80 anos, teve parte de sua estrutura levada pela correnteza das águas durante a calamidade do mês de maio. A nova ponte tem 180 metros de extensão e 13 metros de largura, sendo mais alta, larga e comprida da que existia no local. Ela custou R$ 31 milhões e foi erguida em tempo recorde (seis meses).
A cerimônia de inauguração ocorreu próximo à cabeceira da ponte. O prefeito Adiló Didomenico recepcionou os ministros Renan Filho (Transportes) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), o governador Eduardo Leite, a deputada federal Denise Pessôa e demais parlamentares gaúchos; o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolff; prefeitos dos municípios da região e autoridades caxienses. Uma moradora da localidade, Ilse Boschetti, que acompanhou a inauguração da ponte há mais de 80 anos pelo então presidente Getúlio Vargas (que dá nome à ponte) estava presente na solenidade. Ela e sua filha Juceli foram homenageadas pelo Ministério dos Transportes, bem como os trabalhadores da construtora e do Dnit.
Em seu discurso de boas-vindas, Adiló agradeceu a união de esforços para que a ponte fosse inaugurada o mais breve possível, por ser um importante elo entre a região dos Vinhedos com a região das Hortênsias. Da mesma forma, devido ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias, ser a chegada dos visitantes nesta importante época do ano para o turismo. O prefeito de Caxias aproveitou para cobrar atenção do ministro Renan Filho ao trecho da BR-116 na área urbana.
O desenlace da fita inaugural ocorreu na ponte, no meio da pista da BR-116, demarcando o limite entre Caxias e Nova Petrópolis. O trânsito de veículos será liberado no final da tarde de sábado, após o término do desmonte das estruturas para a cerimônia.
Sobre a ponte
De acordo com o Dnit, com investimento de R$ 31 milhões, a nova ponte é classe 45, ou seja, com capacidade máxima de 45 toneladas. Outra melhoria deste novo projeto é relativa à altura da travessia é 1,5 metro mais alta que a estrutura que precisou ser demolida após ser danificada pela cheia histórica do Rio Caí. Agora os motoristas passam a trafegar em uma ponte mais elevada e mais segura com 180,5 metros de comprimento e 13 metros de largura, composta por uma pista com duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada e dois acostamentos de 2,50 metros.
O maior desafio das equipes do Dnit foi executar a ponte em pouco mais de seis meses, deixando-a em condições para que a liberação acontecesse antes dos feriados de final de ano. As equipes da empresa contratada emergencialmente trabalharam diariamente em dois turnos, incluindo os finais de semana.
