Treinamento ocorre a partir das 10h e não causará impacto no trânsito
O Hospital Beneficente São Carlos (Hbsc), de Farroupilha, realiza neste sábado, 23, mais uma simulação de situação de emergência. O treinamento das equipes ocorre a partir das 10h e deve durar alguns minutos. A ação será realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros. Por isso, a direção alerta sobre a possibilidade de movimentação de veículos de socorro nas redondezas do hospital. A comunidade não precisa ficar alerta ao avistar sirenes e profissionais de resgate nesse momento.
O simulado será feito na Sala de Recuperação (Sare), que fica no terceiro pavimento da casa de saúde. É para esta sala que são direcionados os pacientes após as cirurgias, antes de serem liberados para os quartos, ou ainda pessoas que tenham passado por exames como colonoscopia e endoscopia, que são realizados no Bloco Cirúrgico.
O treinamento servirá para testar o protocolo de evacuação do prédio em situações de emergência para centros fechados. Com a aprovação do teste, o protocolo será adotado tanto para a Sare quanto para o Centro Obstétrico, o Bloco Cirúrgico, as Unidades de Terapia Intensiva I e II e o Centro de Materiais e Esterilização (CME).
Toda a simulação será realizada pela brigada de emergência do hospital, um grupo de 25 funcionários treinado para atuar em situações como essa. Durante a atividade, serão evacuados pacientes fictícios que estarão ligados a monitores, como em uma situação real.
O treinamento serve para testar o tempo de resposta da equipe e a agilidade no esvaziamento do ambiente, bem como a conexão com o Corpo de Bombeiros. O intuito é que o grupo ajude a retirar os pacientes, deixando o local apto para a atuação dos bombeiros no combate às chamas, em caso de real necessidade.
Para lembrar, em novembro de 2022, o Hbsc fez a simulação de uma situação de sinistro no prédio, com evacuação de pessoas em uma parte da estrutura. A ação fez parte da formação da brigada de emergência do hospital, grupo composto por 25 funcionários voluntários das áreas administrativa, de manutenção e enfermagem. Ao todo, foram evacuadas em torno de 60 pessoas, das áreas administrativa, almoxarifado, cozinha, costura e lavanderias. O tempo de resposta foi considerado excelente, tanto pela equipe do hospital quanto pelo Corpo de Bombeiros.