Janete Toigo e Daniel Bampi participaram do programa Fim de Expediente desta quarta-feira
A superintendente-geral do Hospital Beneficente São Carlos (Hbsc), Janete Toigo e o presidente do Conselho Gestor Comunitário (CGC), Daniel Bampi, participaram do programa Fim de Expediente desta quarta-feira, 9, onde comentaram a respeito da habilitação de oito novos leitos para uma segunda Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do município e a instalação de um Centro de Atendimento para Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com Janete, o hospital solicitou ao governo federal a implementação de uma nova unidade, já que os leitos da UTI covid seriam extintos em fevereiro. “Na prática, o governo federal irá transformar os leitos de covid em leitos clínicos. Hoje temos oito leitos, com a reforma aprovada pela portaria de 27 de janeiro de 2022, vamos passar a ter 16”, ressaltou.
Na oportunidade, a gestora agradeceu às entidades bem como a sociedade civil organizada pelo empenho e dedicação em prol da saúde do município. “Corríamos o risco de fechar uma UTI, só tenho a agradecer a Cics e a toda esta comunidade maravilhosa que nos ajudou nesta conquista, hoje não é só a questão de a UTI estar habilitada, mas sim de possuir recursos junto ao governo federal que a mantenham em funcionamento”, destacou.
A superintendente reforçou ainda que o Hospital São Carlos é referência em Traumato-Ortopedia para 34 cidades da Serra Gaúcha e que em dezembro do ano passado, a instituição foi habilitada para a instalação de um Centro de Atendimento para Acidente Vascular Cerebral (AVC), que contempla cinco leitos em fase de acabamento, os quais serão referência para 12 municípios da região.
Ouça a entrevista no áudio abaixo