Casa de saúde inaugurou centro de AVC e está prestes a se tornar referência de alta complexidade em neurocirurgia
Cada vez mais referência na região, o Hospital Beneficente São Carlos (Hbsc) está entre as melhores casas de saúde do estado. A superintendente-geral Janete Toigo explica que o Hbsc tem evoluído em termos de equipamento e qualificação, se aproximando a hospitais renomados do Rio Grande do Sul. “Entre qualificação profissional, qualidade de infraestrutura, de equipamentos e dos serviços que nós temos, nos equiparamos ao hospital da Unimed, o Moinhos de Vento, o Mãe de Deus”, avalia.
Janete explica que desde o advento da alta complexidade em traumato-ortopedia, o São Carlos precisou qualificar as equipes de apoio, cardiovascular e traumatologia. “Isso qualificou muito e equipou o hospital”, ressalta. Para alcançar esse patamar, um auxílio importante veio de recursos do governo federal na pandemia, o que possibilitou investimentos.
Agora, o hospital farroupilhense caminha para se tornar referência em alta complexidade em neurocirurgia, através do centro de atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Conforme Janete, 80% do caminho já foi andado. “Conseguimos cumprir todos critérios necessários, existe a demanda, fomos habilitados e em 17 de dezembro veio a habilitação para o Centro de AVC”, anuncia.
A superintendente-geral também lembrou que para serviços como consultas, a população deve buscar a estrutura de saúde ofertada em Farroupilha. “Nosso pronto socorro é para atender urgências e emergências, e o hospital em si é alta complexidade. Nós somos porta de entrada para acidentes, para o infartado, para o que vem para o AVC a partir de agora”, explica. “Para consultas nós temos uma estrutura fabulosa aqui em Farroupilha, de unidades básicas de saúde e do centro de atendimento ao coronavírus”, completa.