Entidade possui apenas 40% da quantidade ideal
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) precisa de doações. A instituição responsável por atender a região da Serra necessita de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente os tipos O Positivo e O Negativo, que são os mais críticos, onde há apenas 40% do estoque ideal.
Em entrevista à Spaço FM, a assistente social do Hemocs, Cintia de Souza, salientou que os doadores precisam estar com a saúde em dia, não devem apresentar nenhum tipo de sintoma relacionado à gripe ou covid-19 e informar caso façam uso de algum medicamento contínuo.
A assistente também orientou quanto ao intervalo entre uma doação e outra, bem como a faixa etária para realizar a doação de sangue. “Mulheres podem fazer a coleta a cada 90 dias e os homens a cada 60. Os doadores devem ter entre 18 e 59 anos, mas caso já tenham doado mais que uma vez, poderão realizar a coleta até os 69 anos”, afirmou.
Para as pessoas que fizeram a vacina contra a covid-19, o órgão recomenda que façam a doação após um período de oito dias, e aos que ainda não se imunizaram, que realizem a doação primeiro e a imunização depois.
Devido à pandemia, o Hemocs atende apenas por agendamento prévio através do WhatsApp (54) 9 8418-8487 ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. A entidade está localizada no centro de Caxias, Rua Ernesto Alves, número 2260, ao lado da UPA Central e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) e aos sábados das 8h às 12h.
Ouça a entrevista no áudio abaixo