Diversos casos da doença estão sendo registrados pelo mundo nos últimos meses
A Secretaria Estadual de Saúde monitora um paciente do sexo masculino com sintomas de varíola do macaco. O homem é morador de Porto Alegre e veio de Portugal. Conforme a pasta, está sendo discutido com o Ministério da Saúde se o caso será enquadrado como suspeito da doença.
O homem chegou ao Brasil no último dia 10 e começou a apresentar sintomas três dias depois. Ele passou por uma consulta, ocasião em que houve a coleta de materiais para análise clínica. No dia 20 os sintomas evoluíram para lesões na pele, característica da doença, seguidas por dores de cabeça, aumento dos gânglios linfáticos e febre.
Enquanto o caso de Porto Alegre ainda é investigado, o Ministério da Saúde informou que dois casos já são considerados suspeitos de varíola do macaco no Brasil, no Ceará e em Santa Catarina.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Até agora são ao menos 100 casos relatados fora da África, em 15 países: Reino Unido, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Itália, Suécia, Israel, Suíça, Áustria, Estados Unidos, Canadá e Austrália.
No continente africano já são mais de 1,2 mil casos suspeitos na República Democrática do Congo. Os especialistas ainda não sabem exatamente como a doença está sendo transmitida. Geralmente a varíola dos macacos passa de animais para humanos.