Em Garibaldi a festividade ocorre no mês de maio e em Farroupilha no mês de setembro
O Festival do Moscatel, evento que movimenta o segmento do turismo gastronômico composto por atividades que proporcionam experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente da região da Serra, virou disputa pela marca entre as cidades de Garibaldi e Farroupilha.
Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Farroupilha, Regina Ducati, o Festival do Moscatel já é um evento consolidado e reconhecido nacionalmente sendo no município de Farroupilha, inclusive pelas agências de viagens dos estados do Paraná e Santa Catarina, que esperam o lançamento do evento para venderem os ingressos antecipadamente aos turistas.
Este ano Farroupilha celebra sua 10ª edição e o lançamento oficial ocorreu na noite da terça-feira, 25 de abril, onde serão sete dias de festividades com funcionamento nos dias 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de setembro, das 20h à meia-noite, no Centro de Eventos Mario Bianchi, no Parque Cinquentenário.
A cidade de Garibaldi, que afirma ser a dona da marca Moscatel, também realizou o lançamento do evento no dia 13 de abril como 1º Festival do Moscatel, que terá uma proposta de um evento itinerante, que deverá ocorrer sempre em frente às vinícolas do município. A data escolhida para o evento será em 6 de maio, um sábado à tarde, por ser próxima do Dia Internacional da Uva Moscato, celebrado em 9 de maio.
Para a Regina Ducati, a ‘briga’ é interessante, alegando que Garibaldi quando solicitou o pedido para registrar a marca Moscatel junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), Farroupilha já havia realizado cinco edições do evento e que o município não deverá abrir mão por ser um evento consolidado. “Vamos ter que achar um consenso, pois não nos passa na ideia de trocar o nome”, comentou.