Ainda não há uma nova data para a realização do jogo
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou o adiamento do GreNal 435 na noite deste sábado, 26, após o ônibus do Grêmio ser atingido por pedras e uma barra de ferro na chegada ao estádio Beira Rio, onde aconteceria o clássico válido pelo campeonato gaúcho. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou que dois suspeitos foram detidos e permanecem à disposição da justiça. Ainda não há uma nova data para a realização do jogo.
De acordo com o Grêmio, três jogadores do tricolor ficaram feridos, entre eles o volante Villasanti que foi atingido no rosto por um dos artefatos. Segundo os médicos do clube, o atleta teve um traumatismo craniano, concussão cerebral e ferimentos no olho e no quadril. Ele foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital para atendimento complementar.
Conforme o registro, a delegação vinha no comboio quando foi surpreendida por cerca de 100 torcedores identificados com a camisa do Sport Clube Internacional. Inicialmente, o árbitro da partida, Leandro Vuaden, adiou o começo do jogo para as 21h, como determina o regulamento do campeonato. No entanto, o presidente Romildo Bolzan Júnior confirmou à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) que o clube não iria disputar o clássico. “Há uma exceção no regulamento no que diz respeito à justa causa. E esta justa causa está posta para nós, muito clara, do desequilíbrio do jogo. Não há mais condições para jogar. Inclusive, ficou no ônibus a pedra. É um estrago tremendo, uma estupidez. O futebol não pode mais conviver com isso”, declarou.
Durante coletiva de imprensa, o presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, manifestou solidariedade ao rival pelo acontecimento e se colocou à disposição para contribuir com as investigações, bem como mostrou ser favorável ao adiamento da partida, mas ressaltou que a suspensão do jogo causa uma ruptura na competição. “É lamentável que isso tenha acontecido. O Internacional vai contribuir de todas as formas para que sejam identificados aqueles que fizeram este ato. O clube concorda com a não realização da partida, mas se preocupa também com o desequilíbrio técnico do campeonato. É importante que a gente assuma esta responsabilidade, inclusive a imprensa”, afirmou.
Momentos após o anúncio da suspensão do clássico, as torcidas foram dispersadas aos poucos do estádio do Beira Rio. A partida válida pela 9ª rodada do campeonato gaúcho ainda não tem nova data para ocorrer. Hoje, o Grêmio é o líder do campeonato com 17 pontos, cinco a mais que o Internacional que está em quarto na tabela.
Assista o vídeo da chegada do Grêmio neste link.