Desafio Internacional Rota da Baleia percorre trajeto entre Laguna e Garopaba
Ocorre neste sábado, 31, mais uma edição do Desafio Internacional Rota da Baleia, uma Ultramaratona de corrida de trilha (Trail Run) disputada entre Laguna e Garopaba, no litoral de Santa Catarina.
A largada está marcada para as 5h. Dois farroupilhenses estão entre os competidores da prova principal, de 80 quilômetros. Silvio Junior Aguirre Dias e Josemar Gomes Nunes estão representando as equipes Abu Ultra Team, BTR Trail Run e Farroupilha Runners. É o segundo ano que ambos participam do desafio. Em 2023, Silvio terminou em segundo lugar na sua categoria, de 44 a 49 anos, com tempo de 10h35m27s. Josemar terminou em quarto na categoria 39 a 44 anos, com 10h35m28s.
Com percurso completo de 80 quilômetros, o trajeto é predominantemente de caminhos de terra, praia, dunas e trilhas nos costões, com a brisa do mar acompanhando. A largada acontece nos Molhes em Laguna, passando pelas praias de Imbituba e finalizando na praia de Garopaba. O tempo limite para completar o percurso é 13 horas. Mais de 400 atletas estão inscritos.