Projeto é ligado ao Nuchafar
Farroupilha conta com uma nova cooperativa voltada para a reciclagem: Limpafar. A novidade foi anunciada pelo presidente do Núcleo Cooperativista Habitacional de Farroupilha (Nuchafar) , Fernando José Rodrigues dos Santos, e pelo secretário da Cooperativa de Trabalho Limpafar, Kauê Bertelli, no programa Fim de Expediente da última quinta-feira, 6. “Nosso intuito é deixar nossa cidade mais limpa, reciclar uma boa parte desse material que está sendo jogado fora, repartir renda para quem vier trabalhar junto com nós. Hoje, para ter uma ideia, no aterro, são jogadas 44 toneladas de lixo por dia, a gente tem como tirar um pouco disso e reciclar, e gerar emprego e renda para nosso município”, afirma Dos Santos.
Agora que o Cnpj já foi registrado, a cooperativa elabora projetos para solicitar à prefeitura um terreno em comodato, ao lado da Ecofar, para começar os trabalhos. “Nossa cooperativa vai receber esse resíduo que é gerado na cidade e vai fazer a triagem, para mais tarde fazer a prensa desse material, que será revertido em renda para os cooperados. Então dessas 40 toneladas que são produzidas diariamente, quase metade desse resíduo pode ser reaproveitado e introduzido novamente na cadeia industrial”, afirma Bertelli.
Um jantar dançante será realizado neste sábado, 8, às 20h, no salão da Cooperativa Águas Claras, na Linha Julieta, buscando fundos para a construção do futuro pavilhão da Limpafar. O projeto também vai envolver qualificação da mão de obra dos colaboradores. Assista a entrevista no vídeo abaixo.