Agência de checagem informa que mensagem falsa circula desde 2017 em outras partes do Brasil
Uma mensagem tem circulado em diversos grupos de WhatsApp em Caxias do Sul alertando sobre uma carta com uma denúncia para a população. O texto informa que um suposto grupo vestido de branco está passando nas casas para medir a glicemia das pessoas, o que seria um tipo de golpe, conhecido como “baleia azul”. Esses indivíduos teriam Aids e infectariam as vítimas.
A Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal da Saúde, informa que não é autora de uma carta e não tem conhecimento de que este fato esteja ocorrendo na cidade. A Vigilância não emite nenhum tipo de alerta nesse formato. A responsável pela Vigilância Sanitária, Sandra Tonet, reforça que todos os profissionais de saúde e/ou servidores estão devidamente identificados com colete e crachá.
Fake news é de 2017 e foi registrada em outros estados
Em pesquisa na internet, é possível observar que a fake news é antiga e circulou em outras partes do Brasil. Conforme a Agência Lupa, o boato circula ao menos desde 2017. Na época, a mensagem alarmista foi compartilhada em grupos do WhatsApp em Minas Gerais. O jornal O Tempo publicou reportagem na ocasião, explicando que era falso o alarme. A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária do estado negaram o boato. Há também registros da mensagem no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Distrito Federal. A mensagem começou a ser compartilhada em 2017 devido ao jogo Baleia Azul, que propunha 50 desafios aos adolescentes e sugeria o suicídio como última etapa.