Os seis veículos Urutus e os armamentos serão destinados à Brigada Militar após iniciativa do deputado Gustavo Victorino
O governo do Estado recebeu nesta segunda-feira, 17, seis veículos blindados Urutus e 20 fuzis automáticos 7.62, que serão destinados às operações especiais da Brigada Militar (BM). Os veículos e armamentos foram doados à instituição pelo Exército Brasileiro.
As viaturas de grande porte, com blindagem e capacidade de avanço em terrenos difíceis, serão destinadas à BM para utilização das tropas de choque e operações especiais. Pela capacidade de movimentação e pelo nível de proteção que os veículos fornecem, os tanques também irão contribuir para reforçar operações em que sejam necessárias incursões na mata, travessia de cursos d’água e áreas alagadas, bem como deslocamentos em locais de difícil acesso.
O governador Eduardo Leite exaltou a doação. “Agradecemos ao Exército pela doação dos equipamentos em si, que materializam a nossa parceria, mas principalmente pelo gesto que reforça a nossa aliança pelo bem dos gaúchos”, acrescentou o governador.
Deputado Victorino celebra a entrega dos blindados
O deputado Gustavo Victorino participou do ato e celebrou a entrega dos veículos e do armamento. Eduardo Leite, em seu discurso, agradeceu a iniciativa do deputado: “Quero agradecer ao deputado Gustavo Victorino por intermediar a vinda das viaturas e do armamento, não só pela relevância no apoio à segurança, mas como suporte de socorro em situações extremas como as enchentes o ano passado”, destacou o governador.
Victorino vem articulando a doação das viaturas para o Estado, há mais de um ano: “Foram muitas viagens à Brasília, uma estruturação complexa, tivemos a parceria primorosa da Engesa, empresa fabricante das viaturas, que ajudou na manutenção e vai oferecer o suporte técnico. Então foi uma conquista importante não só para a segurança do nosso estado, mas principalmente para a Defesa Civil por se tratar de veículos multiuso, que se impulsionam na água, podendo socorrer em desastres climatológicos e, fico imaginando quantas vidas serão salvas por esses veículos”, afirmou o parlamentar.