Evento contou com presença de Zeferino Antônio Sorgato, primeiro professor de língua portuguesa da escola
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinquentenário realizou a reinauguração da biblioteca e inauguração da Sala de Leitura Odilon Tupinambá em parceria com a ONG Moradia e Cidadania dos empregados da caixa econômica Federal. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 23, na presença dos professores, alunos, direção, da secretária de Educação, Luciana Zanfeliz, e de Zeferino Antônio Sorgato, primeiro professor de língua portuguesa da escola.
Com a temática indígena, o projeto começou a ganhar forma a partir do nome da biblioteca da escola: “Odilon Tupinambá”, que é o pseudônimo de Zeferino. Ele possui três obras lançadas: ‘Santo Antônio Sobe a Lomba’, ‘Causos do João Maria’ e ‘Poemas de Reviagem’.
A partir do relato do próprio professor, “Odilon” se refere ao nome pelo qual recebeu no período em que foi Frei Capuchinho. Enquanto “Tupinambá” é uma homenagem ao vilarejo, localizado próximo à cidade de Lagoa Vermelha, onde vivenciou sua infância junto à família.
A iniciativa visa incentivar a leitura, a educação e a cultura, através de espaços que tragam a perspectiva de que a leitura pode ser vista como um portal que nos permita atravessar o tempo e espaço. Além disso, as salas são multifuncionais para contação de histórias, oficinas e teatro de fantoches.
O projeto contou com a parceria das arquitetas Simone Fraga e Deise Deconto da Nesta Arquitetura e Construções, que fizeram o projeto, e a arte de Douglas Trancoso e Giovana Mazzotti da Gio&Doug, que surpreenderam com o traço delicado trazendo os guardiões da floresta.