Maicon Canal tentou intermediar as negociações, mas não foi ouvido pelo tio
Maicon Canal, sobrinho de Jair Camargo da Siva, 50 anos, morto durante a operação de resgate de sua companheira, a qual estava no interior da residência, onde Jair teria comunicado a polícia que iria cometer um crime, procurou a Spaço FM nesta sexta-feira, 22, para dar a versão da família sobre os fatos.
O caso aconteceu no final da tarde do domingo, 17, e se estendeu por toda a madrugada da segunda-feira, 18, encerrando por volta das 5h30, na Rua Hilário Hilgert, bairro São Francisco, em Farroupilha.
Conforme Maicon, ele acompanhou todo o processo e ressaltou que seu tio foi vítima de um surto depressivo, o qual chegou ao ponto de não ter mais razão para viver. Ele salientou que em nenhum momento seu tio teve a intenção de matar a companheira, que estava no interior da residência. “Em momento algum ele quis colocar a vida da minha tia em risco”, declarou.
Canal ressaltou ainda que chegou a conversar com seu tio pelo telefone, mas ele estava decidido que somente sairia da casa morto. O rapaz também conversou com sua tia e salientou que ela não quis sair da residência e preferiu ficar ao lado do companheiro até o desfecho final.
Ele declarou que seu tio estaria em tratamento de uma depressão e que foi orientado por um pastor da igreja que estava frequentado a parar com a medicação, e que ele teria seguido o pedido do pastor.
Em relação ao trabalho da Brigada Militar, Maicon elogiou os policiais de Farroupilha pelo profissionalismo, ética, e o respeito que tiveram com seu tio, mesmo sendo recebidos com quatro disparos de arma de fogo.
Quanto ao trabalho do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que após horas de negociação para que libertasse a companheira e se rendesse, invadiu a residência e alvejou Jair, o sobrinho acredita que os policiais poderiam ter levado o caso um pouco mais a frente, fazendo com que o cansaço vencesse seu tio e que ele talvez mudasse de ideia.
Segundo Maicon, seu tio foi alvejado com um tiro na região ocular e três na região do abdômem. Sua tia não se feriu e saiu ilesa.