PF decidiu adotar o procedimento para se alinhar às diretrizes adotadas pelo governo Lula para políticas LGBTQIA+
Durante o depoimento na Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 22, o ex-presidente Jair Bolsonaro optou por exercer o direito de permanecer em silêncio. Ele, no entanto, acabou respondendo a uma única pergunta.
Bolsonaro foi questionado pelo delegado sobre ser “cis”, referindo-se à denominação “cisgênero”. O ex-presidente respondeu afirmando que não sabia o que era “cis”. A informação foi confirmada à Revista Oeste pelo advogado Fabio Wajngarten, responsável pela defesa do ex-presidente da República.
Com a postura de Bolsonaro, a equipe da PF esclareceu ao ex-presidente que a pergunta fazia parte de um procedimento padrão durante depoimentos. De acordo com o protocolo da corporação, os termos “transgênero” e “cisgênero” se fazem presentes no questionário para traçar informações nos dados do depoente. Conforme o portal Metrópoles, a PF decidiu adotar o procedimento para se alinhar às diretrizes adotadas pelo governo Lula para políticas LGBTQIA+.
O que é “cisgênero”
Conforme a Revista Oeste, um termo usado por militantes “progressistas”, “cisgênero” é antônimo de “transgênero”. Ou seja, um homem que se “identifica” como integrante do gênero masculino é um “homem cis”. Uma mulher que se identifica como do gênero feminino é uma “mulher cis”.