Missa foi celebrada no Santuário de Caravaggio pelo bispo Dom José Gislon
A Diocese de Caxias do Sul comemorou nesta quinta-feira, 8, seus 88 anos de fundação com uma celebração no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. A missa foi rezada pelo bispo Dom José Gislon e teve a participação de inúmeros padres, além da presença de autoridades e convidados. A unidade foi criada em 1934 pelo papa Pio XI, assim sendo separada da Diocese de Porto Alegre. A celebração também marcou a data de migração da Rádio Miriam Caravaggio que deixou de operar no AM e agora opera em FM. Uma placa foi descerrada em frente à emissora que fica ao lado do santuário.
O bispo concedeu uma entrevista para a Rádio Spaço FM, na qual comentou sobre a importância da comemoração dos 88 anos e destacou o trabalho que está sendo desenvolvido pela diocese junto à comunidade.
Sobre a Diocese de Caxias do Sul
A Diocese de Caxias do Sul foi criada em 8 de setembro de 1934, com o nome de Diocese de Caxias, desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre. A 10 de novembro de 1966, por Decreto da Sagrada Congregação Consistorial, passou a denominar-se Diocese de Caxias do Sul.
Atualmente é constituída pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Imigrante, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, São Valentim do Sul, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Faz parte do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está situada a leste setentrional do estado do Rio Grande do Sul. Limites: Arquidiocese de Porto Alegre (RS) e Arquidiocese de Passo Fundo (RS), Dioceses de Vacaria (RS), Criciúma (SC), Osório (RS), Novo Hamburgo (RS) e Santa Cruz do Sul (RS). Possui 73 paróquias, dois santuários diocesanos, dois santuários paroquiais e 983 comunidades, tendo por padroeira Nossa Senhora de Caravaggio.