Eles foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado
Os deputados Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni foram a Goiás para conhecer de perto as políticas públicas que impulsionaram o crescimento econômico do estado. Os parlamentares compõem a Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico e pretendem trazer novas ideias e experiências para serem implementadas no Rio Grande do Sul.
Durante a visita, os deputados se reuniram com o governador Ronaldo Caiado, que apresentou detalhes sobre as ações que transformaram Goiás em um dos estados mais dinâmicos do país. Outra agenda foi com os secretários de estado para aprofundar o conhecimento sobre as políticas públicas implementadas, como é o caso da ampliação do número de atividades com dispensa de licenciamento para abertura de novos negócios, feito por meio de decreto e que constará como encaminhamento no relatório final da Comissão.
O estado goiano é o que possui o maior número de atividades econômicas com dispensa de licenciamento, totalizando 962 atividades econômicas com esta modalidade. O Rio Grande do Sul possui 770. “Temos o compromisso com os gaúchos de apoiarmos a reconstrução do estado. Portanto, bons exemplos de liberdade econômica, como Goiás, podem nos ajudar na busca por alternativas que rendam frutos também no Rio Grande do Sul”, afirmou o deputado Pasin, que preside a Comissão.
De acordo com o relator da Comissão, deputado Lorenzoni, a comitiva busca entender como Goiás conseguiu alcançar índices expressivos de crescimento econômico, geração de emprego e renda, e como essas experiências podem ser adaptadas à realidade do Rio Grande do Sul. “Essas informações serão fundamentais para o nosso relatório, que pretende contribuir com propostas concretas e aplicáveis de desenvolvimento e liberdade econômica do estado”, explica o parlamentar.
Estiveram presentes o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o diretor executivo do Instituto Mauro Borges, Erik Figueiredo, o procurador-geral do Estado, Dr. Rafael Arruda, e o secretário da Economia, Francisco Sérvulo.