Lei federal obriga emprego de frentistas
O deputado estadual Fábio Ostermann (Novo) defende a liberação de autoatendimento nos postos de combustível. Atualmente, por lei federal, é obrigatório o emprego de frentistas para a função.
Toda a vez que esta pauta entra em debate, opositores afirmam que a medida causaria um grande desemprego. Ostermann considera que este argumento barra inovações que melhoram a vida das pessoas. “É similar a gente proibir carros em respeito aos cocheiros, as carroças, ou proibir a energia elétrica em respeito aos fabricantes de velas e palitos de fósforos. A gente já tem mundo afora países que veem no autoatendimento e na tecnologia uma maneira de baratear o acesso ao combustível”, comenta.
O parlamentar reforça que é necessário começar a pensar em ideias para facilitar a vida da população e melhorar a economia. Ele cita que, em Santa Catarina, uma liminar de um juiz federal chegou a permitir o autoatendimento em um posto. Porém, a decisão já foi derrubada pela segunda instância. Por haver uma lei federal, o deputado explica que um eventual projeto seria assunto da Câmara dos Deputados e do Senado. Confira a entrevista no áudio abaixo.