O atendimento na central de distribuição da ECT está limitado em duas horas
O horário reduzido de atendimento ao público, das 14h às 16h, é um dos fatores que tem gerado inúmeras reclamações dos usuários que procuram a central dos correios para retirarem suas encomendas, além do descontentamento na demora ou não recebimento da mercadoria em suas residências. A empresa pública federal, que outrora se destacava em eficiência e logística, tem enfrentado muitas críticas.
O diretor regional do sindicato dos trabalhadores dos correios, Ricardo Paim, atribui a queda da competência da empresa ao processo de privatização da ECT, que tramita no Senado Federal e tem votação prevista para este mês de outubro com leilão para meados de abril de 2022.
Segundo Paim, a presidência dos correios está preocupada com o encaminhamento da privatização em detrimento da administração da empresa. Ele atribui ainda a deficiência nos serviços ao plano de demissão voluntária, ao déficit de carteiros e ao aumento na demanda em decorrência de compras pela internet.
Quanto a não entrega das encomendas nas residências, o sindicalista aponta que muitas vezes é devido à ausência de caixas de correios nos portões e moradias sem campainhas.